sábado, 3 de março de 2012

Realismo / Naturalismo-Literatura

Abaixo, posto alguns exercícios de Literatura a respeito do período literário denominado Realismo Naturalismo. São atividades de Português prontas para usar em sala de aula. No final, vocês encontrarão o gabarito comentado. Mas isso nem era necessário, pois são exercícios de fácil resolução e podem ser usados para refletir sobre o assunto no retorno do ano letivo.
exercícios de literatura
1. Fazemos, a seguir, uma série de afirmações. Assinale aquela(s) que não se refira(m) ao Realismo-Naturalismo, ou que seja(m) incorreta(s).
a)   (    )    No Brasil, ao contrário do que ocorreu na Europa, onde primeiro se define o Realismo e só mais tarde o Naturalismo, as duas correntes são contemporâneas e não sucessivas.
b)   (    )    Correspondem, ideologicamente, ao cientificismo e ao materialismo que caracterizam a posição dominante à época da Revolução Industrial (segunda metade do século XIX).
c)   (     )    As personagens são reais. Desaparece a tensão romântica do bem versus o mal; não há heróis nem vilões. Predominam as personagens esféricas, ao contrário do Romantismo, no qual as personagens são quase sempre lineares.
d)   (    )    A ação e  o  enredo  perdem  a  importância  para  a caracterização das personagens. Surge o romance introspectivo, que busca o mergulho na consciência da personagem, e do qual Machado de Assis é nosso maior representante.
e)   (    )    Não há preocupação com a forma, nem com a correção gramatical. O estilo é derramado, incontido no emprego do adjetivo e do advérbio.
f)    (    )    Tratam de temas contemporâneos ao artista, retratando a época em que vivem - só o presente interessa. Os assuntos predominantes são a análise psicológica e a crítica social. Desnudam-se a decadência das instituições burguesas e as mazelas da política, do clero e da família.
g)   (    )    Valorizam as sensações como forma de conhecer o mundo, pois para eles nada existe que não possa ser visto, apalpado, medido. Daí a valorização das impressões sensoriais, nítidas e precisas.
h) (     ) Influenciados pelo Positivismo de Comte, partem em busca da verdade, apoiando-se na observação, na análise e na experimentação científica. Buscam, não a verossimilhança, mas a verdade documentada.
i) (    ) Por influência do Evolucionismo de Darwin, o homem é encarado como animal, regido pelo instinto, pelos aspectos bio-fisiológicos, desprovido de "alma" ou de qualquer transcendência.
j) (     ) Refletem as ideias do Determinismo, de Hypolyte Taine, segundo as quais o comportamento humano é determinado pela herança racial, ou pela hereditariedade; pelo meio social e geográfico e pelo momento histórico.
i) (    ) Na busca da verdade, desprezam os detalhes, fazendo com que a narrativa seja ágil, concentrada na ação e no enredo, colocando-se em segundo plano a caracterização das personagens.

Resolução do exercícios de Literatura sobre Realismo NAturalismo

São incorretas as afirmações E (pois há preocupação formal e a linguagem é sóbria) e L (os detalhes são importantíssimos, a narrativa é lenta, muitas vezes de tempo retardado ou psicológico, e a ação e o enredo ficam em segundo plano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário