sábado, 3 de março de 2012


 Este é para rir um pouco!!!
 
 
PORQUE OS HOMENS NUNCA ESTÃO DEPRIMIDOS?

 
Não precisam trocar de sobrenome.
A garagem é inteirinha deles.
Os preparativos para o casamento são simples.
Podem comer chocolate sempre que quiserem.
Não engravidam.
Os mecânicos não mentem pra eles...
Nunca precisam procurar outro posto de gasolina, para achar um banheiro limpo.
Rugas são traços de caráter... (e barriga de prosperidade)
Cabelo branco é charme
Ninguém fica encarando os peitos deles quando estão falando.
Os sapatos novos não lhes machucam os pés.
As conversas ao telefone duram apenas 30 segundos.
Para férias de 5 dias, apenas precisam de uma mochila.
Podem abrir qualquer tampa de frasco.
Se outro aparecer na mesma festa usando uma roupa igual, não há problema e se divertem com isso.
Cera quente não chega nem perto de suas regiões íntimas.
Podem comer uma banana, ou chupar um sorvete em lugares públicos, tranquilamente.
Ficam assistindo a TV com um amigo, em total silêncio, por muitas horas, sem ter que pensar: “Deve estar cansado de mim”.
Se alguém se esquece de convidá-los para alguma festa, ainda assim vai continuar sendo seu amigo.
Sua roupa íntima custa no máximo 40 reais (em pacote de 3…)
Três pares de sapatos são mais que suficientes!
São incapazes de perceber que a roupa está amassada.
Seu corte de cabelo pode durar anos, aliás, décadas.
Uma cor só de sapatos para todas as estações.
Podem dobrar a perna das calças, sem se preocupar com a aparência das pernas.
Podem “fazer as unhas”, com um “trim”.
Podem deixar crescer o bigode, se quiserem.
Podem comprar os presentes de Natal para 25 pessoas, no dia 24 de dezembro, em 25 minutos!
 
 
 
 
 




Luis Fernando Veríssimo

LEIAM COM ATENÇÃO !!
 
 
 
O olhar de Veríssimo sobre o BBB...

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo e valores morais, com tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... Todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE.

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade do brasileiro.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis.
~ Caminho árduo?
~ Heróis?
~ São esses nossos exemplos de heróis?

~ Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais.
Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão ...

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

Esta crônica está sendo divulgada pela internet a milhões de e-mails.
"Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito."

Luis Fernando Veríssimo

 
 
 
Abaixo, posto alguns exercícios de Literatura a respeito do período literário denominado Realismo Naturalismo. São atividades de Português prontas para usar em sala de aula. No final, vocês encontrarão o gabarito comentado. Mas isso nem era necessário, pois são exercícios de fácil resolução e podem ser usados para refletir sobre o assunto no retorno do ano letivo.
exercícios de literatura
1. Fazemos, a seguir, uma série de afirmações. Assinale aquela(s) que não se refira(m) ao Realismo-Naturalismo, ou que seja(m) incorreta(s).
a)   (    )    No Brasil, ao contrário do que ocorreu na Europa, onde primeiro se define o Realismo e só mais tarde o Naturalismo, as duas correntes são contemporâneas e não sucessivas.
b)   (    )    Correspondem, ideologicamente, ao cientificismo e ao materialismo que caracterizam a posição dominante à época da Revolução Industrial (segunda metade do século XIX).
c)   (     )    As personagens são reais. Desaparece a tensão romântica do bem versus o mal; não há heróis nem vilões. Predominam as personagens esféricas, ao contrário do Romantismo, no qual as personagens são quase sempre lineares.
d)   (    )    A ação e  o  enredo  perdem  a  importância  para  a caracterização das personagens. Surge o romance introspectivo, que busca o mergulho na consciência da personagem, e do qual Machado de Assis é nosso maior representante.
e)   (    )    Não há preocupação com a forma, nem com a correção gramatical. O estilo é derramado, incontido no emprego do adjetivo e do advérbio.
f)    (    )    Tratam de temas contemporâneos ao artista, retratando a época em que vivem - só o presente interessa. Os assuntos predominantes são a análise psicológica e a crítica social. Desnudam-se a decadência das instituições burguesas e as mazelas da política, do clero e da família.
g)   (    )    Valorizam as sensações como forma de conhecer o mundo, pois para eles nada existe que não possa ser visto, apalpado, medido. Daí a valorização das impressões sensoriais, nítidas e precisas.
h) (     ) Influenciados pelo Positivismo de Comte, partem em busca da verdade, apoiando-se na observação, na análise e na experimentação científica. Buscam, não a verossimilhança, mas a verdade documentada.
i) (    ) Por influência do Evolucionismo de Darwin, o homem é encarado como animal, regido pelo instinto, pelos aspectos bio-fisiológicos, desprovido de "alma" ou de qualquer transcendência.
j) (     ) Refletem as ideias do Determinismo, de Hypolyte Taine, segundo as quais o comportamento humano é determinado pela herança racial, ou pela hereditariedade; pelo meio social e geográfico e pelo momento histórico.
i) (    ) Na busca da verdade, desprezam os detalhes, fazendo com que a narrativa seja ágil, concentrada na ação e no enredo, colocando-se em segundo plano a caracterização das personagens.

Resolução do exercícios de Literatura sobre Realismo NAturalismo

São incorretas as afirmações E (pois há preocupação formal e a linguagem é sóbria) e L (os detalhes são importantíssimos, a narrativa é lenta, muitas vezes de tempo retardado ou psicológico, e a ação e o enredo ficam em segundo plano).

Realismo / Naturalismo-Literatura

Abaixo, posto alguns exercícios de Literatura a respeito do período literário denominado Realismo Naturalismo. São atividades de Português prontas para usar em sala de aula. No final, vocês encontrarão o gabarito comentado. Mas isso nem era necessário, pois são exercícios de fácil resolução e podem ser usados para refletir sobre o assunto no retorno do ano letivo.
exercícios de literatura
1. Fazemos, a seguir, uma série de afirmações. Assinale aquela(s) que não se refira(m) ao Realismo-Naturalismo, ou que seja(m) incorreta(s).
a)   (    )    No Brasil, ao contrário do que ocorreu na Europa, onde primeiro se define o Realismo e só mais tarde o Naturalismo, as duas correntes são contemporâneas e não sucessivas.
b)   (    )    Correspondem, ideologicamente, ao cientificismo e ao materialismo que caracterizam a posição dominante à época da Revolução Industrial (segunda metade do século XIX).
c)   (     )    As personagens são reais. Desaparece a tensão romântica do bem versus o mal; não há heróis nem vilões. Predominam as personagens esféricas, ao contrário do Romantismo, no qual as personagens são quase sempre lineares.
d)   (    )    A ação e  o  enredo  perdem  a  importância  para  a caracterização das personagens. Surge o romance introspectivo, que busca o mergulho na consciência da personagem, e do qual Machado de Assis é nosso maior representante.
e)   (    )    Não há preocupação com a forma, nem com a correção gramatical. O estilo é derramado, incontido no emprego do adjetivo e do advérbio.
f)    (    )    Tratam de temas contemporâneos ao artista, retratando a época em que vivem - só o presente interessa. Os assuntos predominantes são a análise psicológica e a crítica social. Desnudam-se a decadência das instituições burguesas e as mazelas da política, do clero e da família.
g)   (    )    Valorizam as sensações como forma de conhecer o mundo, pois para eles nada existe que não possa ser visto, apalpado, medido. Daí a valorização das impressões sensoriais, nítidas e precisas.
h) (     ) Influenciados pelo Positivismo de Comte, partem em busca da verdade, apoiando-se na observação, na análise e na experimentação científica. Buscam, não a verossimilhança, mas a verdade documentada.
i) (    ) Por influência do Evolucionismo de Darwin, o homem é encarado como animal, regido pelo instinto, pelos aspectos bio-fisiológicos, desprovido de "alma" ou de qualquer transcendência.
j) (     ) Refletem as ideias do Determinismo, de Hypolyte Taine, segundo as quais o comportamento humano é determinado pela herança racial, ou pela hereditariedade; pelo meio social e geográfico e pelo momento histórico.
i) (    ) Na busca da verdade, desprezam os detalhes, fazendo com que a narrativa seja ágil, concentrada na ação e no enredo, colocando-se em segundo plano a caracterização das personagens.

Resolução do exercícios de Literatura sobre Realismo NAturalismo

São incorretas as afirmações E (pois há preocupação formal e a linguagem é sóbria) e L (os detalhes são importantíssimos, a narrativa é lenta, muitas vezes de tempo retardado ou psicológico, e a ação e o enredo ficam em segundo plano).
Este exercício é uma cooperação do site Análise de Texto,que recebo diariamente.Repasso a todos como uma forma de ajudar professores e alunos.
 
Abaixo você encontrará 20 exercícios de Literatura sobre Simbolismo. Ao final você ainda poderá conferir o gabarito dos exercícios para verificar se está entendendo bem a matéria. 


EXERCÍCIOS DE LITERATURA SOBRE SIMBOLISMO

1) Indique a única alternativa que apresenta os valores da estética simbolista:
a) A lógica, o mistério e a sensibilidade.
b) A intuição, a ciência e a sonoridade.
c) O ilógico, o simbolismo e o científico.
d) A intuição, a musicalidade e a espiritualidade.
e) A evidência, a coerência e o simbólico.

2) (Ucmg) - Das características da obra de Cruz e Souza indicadas abaixo, a única que, sendo de cunho pessoal, foge aos modelos simbolistas é:
a) culto da imprecisão, do misterioso e do vago.
b) exploração consciente da musicalidade das palavras.
c) lirismo impregnado de tom dramático e humanitário.
d) presença de vocabulário com palavras raras e expressivas.
e) tentativa de superação no transcendental e no místico.

3) (11594 Uelondrina) - Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.
Pode-se afirmar que a poesia ................. não teve, entre nós, a mesma repercussão que teve na Europa. De qualquer modo, essa poética voltada para as sonoridades, os amplos espaços, o Absoluto, o desejo do infinito, e estilisticamente apoiada em sinestesias, enumerações, assonâncias e aliterações, permitiu a ................. consagrar-se com seus versos.
a) pré-romântica - Casimiro de Abreu
b) pré-modernista - Raimundo Correia
c) neoclássica - Basílio da Gama
d) simbolista - Cruz e Sousa
e) parnasiana - Machado de Assis

4) (Mackenzie) - "Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento...
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.
Sutis palpitações à luz da lua.
Anseio dos momentos mais saudosos,
Quando lá choram na deserta rua
As cordas vivas dos violões chorosos.
Quando os sons dos violões vão soluçando,
Quando os sons dos violões nas cordas gemem,
E vão dilacerando e deliciando,
Rasgando as almas que nas sombras tremem.
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas."
As estrofes anteriores, claramente representativas do_____ , não apresentam _____ .
Assinale a alternativa que completa corretamente AS DUAS lacunas anteriores.
a) Romantismo - sinestesia
b) Simbolismo - aliterações e assonâncias
c) Romantismo - musicalidade
d) Parnasianismo - metáforas e metonímias
e) Simbolismo - versos brancos e livres

5) (20432 Mackenzie) - Assinale a alternativa em que aparece um trecho do Simbolismo brasileiro.
a) Vejo através da janela de meu trem
os domingos das cidadezinhas,
com meninas e moças,
e caixeiros e caixeiros engomados que vêm olhar
os passageiros empoeirados dos vagões.
b) E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente se fabrica,...
c) Ai! Se eu te visse no calor da sesta
A mão tremente no calor das tuas,
Amarrotado o teu vestido branco,
Soltos cabelos nas espáduas nuas! ...
Ai! Se eu te visse, Madalena pura,
Sobre o veludo reclinada a meio
Olhos cerrados na volúpia doce,
Os braços frouxos - palpitante o seio!
d) Eu amo os gregos tipos de escultura:
Pagãs nuas no mármore entalhadas;
Não essas produções que a estufa escura
Das normas cria, tortas e enfezadas.
e) Brancuras imortais da Lua Nova,
frios de nostalgia e sonolência...
Sonhos brancos da Lua e viva essência
dos fantasmas noctívagos da Cova.

6) (11282 Fuvest) - "Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranqüila,
- Perdida voz que de entre as mais se exila,
- Festões de som dissimulando a hora."
Os versos anteriores são marcados pela presença ....................... e pela predominância de imagens auditivas, o que nos sugere a sua inclusão na estética ...................... .
Assinale a alternativa que completa os espaços.
a) da comparação - romântica
b) da aliteração - simbolista
c) do paralelismo - trovadoresca
d) da antítese - barroca
e) do polissíndeto – modernista

7) (7831 Uelondrina) - Identifique os versos tipicamente simbolistas de Cruz e Sousa.
a) Adeus! ó choça do monte!...
Adeus! palmeiras da fonte!...
Adeus! amores... adeus!...
b) Rei é Oxalá que nasceu sem se criar.
Rainha é Iemanjá que pariu Oxalá sem se manchar.
c) Minhas idéias abstratas
De tanto as tocar, tornaram-se concretas.
São rosas familiares
Que o tempo traz ao alcance da mão.
d) Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.
e) Nessa Amplidão das Amplidões austeras
chora o Sonho profundo das Esferas
que nas azuis Melancolias morre...

8) (13804) - Subjetivismo, valorização do inconsciente e do subconsciente, busca do vago, do diáfano, musicalidade, sugestão são características da poesia:
a) romântica.
b) barroca.
c) árcade.
d) simbolista.
e) parnasiana.

9) (Udesc) - Leia atentamente os textos a seguir:
I- Quando será que tantas almas duras
Em tudo, já libertas, já lavadas
Nas águas imortais, iluminadas
Do sol do amor, hão de ficar bem puras?
Quando será que as límpidas frescuras
Dos claros rios de ondas estreladas
Dos céus do bem, hão de deixar clareadas
Almas vis, almas vãs, almas escuras?
(Cruz e Souza. POESIAS COMPLETAS. São Paulo, Ediouro, s/d, p.93.)

II- "Não acredito em bicho maligno mas besouro, não sei não. Olhe o que sucedeu com a Rosa... Dezoito anos. E não sabia que os tinha. Ninguém reparara nisso. Nem dona Carlotinha, nem dona Ana, entretanto já velhuscas e solteironas, ambas quarenta e muito. Rosa viera pra companhia delas aos sete anos quando lhe morreu a mãe. Morreu ou deu a filha que é a mesma coisa que morrer."
(OS MELHORES CONTOS DE MARIO DE ANDRADE. São Paulo, Global, 1988, p.17.)

Em relação aos fragmentos apresentados, assinale com V as proposições verdadeiras e com F as falsas.
( ) Por suas características estilísticas, os versos de Cruz e Souza pertencem ao Simbolismo e o texto de Mário de Andrade, ao Modernismo.
( ) O Simbolismo brasileiro apresenta conteúdo carregado de mistério, misticismo, sonoridade e espiritualidade.
( ) No Simbolismo o lirismo é altamente objetivo, apresentando cunho político-social.
( ) Os textos do Modernismo apresentam, além de linguagem cotidiana e dinâmica, frases despojadas.
A alternativa que apresenta seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
a) V, F, F, V
b) V, V, F, F
c) V, V, F, V
d) F, F, V, V
e) V, F, V, V

10) (9714 Mackenzie) - Assinale a alternativa que não se refere ao Simbolismo.
a) Na busca de uma linguagem exótica, colorida, musical, os autores não resistem, muitas vezes, à idéia de criar novos termos.
b) Ocorre grande interesse pelo individual e pelo metafísico.
c) Há assuntos relacionados ao espiritual, místico, religioso.
d) Nota-se o emprego constante de aliterações e assonâncias.
e) Busca-se uma poesia formalmente perfeita, impassível e universalizante.

11) (Cescem) - Um dos aspectos que faz com que a poesia simbolista se contraponha frontalmente ao Parnasianismo é:
a) o predomínio da linguagem denotativa sobre a figurada, como tentativa 
de exprimir com mais clareza as ambigüidades da alma.
b) a consideração do poema como um produto artístico, resultante de um processo lógico e analítico de interpretação do real.
c) a visão materialista do mundo, adequadamente expressa por uma linguagem eivada de sugestões plásticas que acentuam a idéia de sensualidade.
d) a adoção de uma postura subjetiva diante da realidade, expressa por uma linguagem rica de associações sensoriais.
e) o abandono do soneto, que, como forma poética fixa, passa ser considerado impróprio para exprimir a fluidez onírica.

12) (Cescem) - O Simbolismo enveredou por caminhos algumas vezes semelhantes aos Romantismo; é o que se pode depreender do fato de que os autores simbolistas, via de regra:  
a) aceitaram que o real é aquilo que está refletido na consciência individual.
b) asumiram uma postura esteticista, cultuaram a forma e a expressão ortodoxa.
c) utilizaram uma linguagem enxuta, direta e contundente, que dizia a expressão de seus temas ao essencial.
d) adotaram uma expressão oralizada, valendo-se dos recursos da fala popular.
e) impuseram à literatura uma concepção positiva do mundo, segundo a qual o homem exprime as contradições e grandezas da sociedade em que vive.

13) (Cescem) - O texto que segue aponta características do Simbolismo.
"Nem a idéia clara, nem o sentimento preciso, mas o vago do coração, o indeciso dos estados da alma."
Com base nessas propostas, aponte o excerto que pertence a esse movimento estético.
a) "Era um casarão sombrio, a casa da fazenda. Além de escura e abafada, recendia a um cheiro esquisito".
b) "A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece na paz do céu risonho
Toda branca de sol".
c) "Lá nas areias infindas,
das palmeiras do país,
Nasceram - crianças lindas,
Viveram - moças gentis..."
d) "Pois direi-me agora da grandeza, com que já me tendes ameaçado, desta província chamada Brasil, ou Terra de Santa Cruz".
e) "Vontade de dormir. Fumaça de chaminé transformada em lençol branco, cama macia de fazer água na boca."

14) (Fac. Bandeirantes-PR) - O Simbolismo caracterizou-se por ser:
a) positivista, naturalista, cientificista.
b) antipositivista, antinaturalista, anticientificista.
c) objetivo, racional.
d) volta aos modelos greco-latinos.
e) subjetivista, materialista.

15) (Fuvest)
- Perdida voz que de entre as mais se exila,
- Festões de som dissimulando a hora."
Os versos anteriores são marcados pela presença ....................... e pela predominância de imagens auditivas, o que nos sugere a sua inclusão na estética ...................... .
Assinale a alternativa que completa os espaços.
a) da comparação - romântica
b) da aliteração - simbolista
c) do paralelismo - trovadoresca
d) da antítese - barroca
e) do polissíndeto – modernista

16) (7781 Uelondrina) - "Faz descer sobre mim os brandos véus da calma,
Sinfonia da Dor, ó Sinfonia muda,
Voz de todo meu Sonho, ó noiva da minh'alma,
Fantasma inspirador das Religiões de Buda."
A estrofe acima é de Cruz e Souza, e nela estão os seguintes elementos típicos da poesia simbolista:
a) realidade urbana, linguagem coloquial, versos longos.
b) erotismo, sintaxe fluente e direta, ironia.
c) desprezo pela métrica, linguagem concretizante, sátira.
d) filosofia materialista, linguagem rebuscada, exotismo.
e) misticismo, linguagem solene, valorização do inconsciente.

17) (Ufes) - Maior importância conferida às sensações produzidas pelas coisas do que às coisas em si, visão do tempo como algo que não se pode captar e aparência fugidia das pessoas, objetos e paisagens são algumas das características de um estilo de época que se conhece como:
a) Romantismo.
b) Parnasianismo.
c) Simbolismo.
d) Impressionismo.
e) Modernismo.

18) (Cescem) - "É, mais pedras, mais pedras se sobreporão às pedras já acumuladas, mais pedras, mais pedras, mais pedras... Pedras destas odiosas, caricatas e fatigantes civilizações e sociedades... E as estranhas paredes hão de subir - longas, negras, terríficas! Hão de subir, subir mudas, silenciosas, até às Estrelas, deixando-te para sempre perdidamente alucinado e emparedado dentro do teu Sonho..."
É comum, durante o Simbolismo, a criação de textos como o acima transcrito. Com base nesse excerto de Cruz e Souza podemos dizer que se trata de:
a) uma crônica historiográfica.
b) uma tragédia em moldes clássicos.
c) um romance em que predomina a descrição
d) um poema em prosa.
e) uma sátira aos costumes.

19) (Cescem) - "Ó lua, triste, amargurada,
fantasma de brancuras vaporosas,
a tua nívea luz ciliciadas
faz murchecer e congelar as rosas."
A luz difusa, esbate difusa, esbatendo as linhas e diluindo as formas, produz uma transfiguração do objeto, o que caracteriza o ___________ e o faz aproximar-se do______________.
a) Romantismo - Modernismo
b) Simbolismo - Impressionismo
c) Realismo - Surrealismo
d) Simbolismo - Naturalismo
e) Romantismo – Realismo

20) (PUC - Campinas) - "Ah! Plangentes violões dormentes, mornos
Soluços ao luar, choros ao vento...
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento."
O texto acima é um fragmento da obra Psicologia de um Vencido, de autoria de:
a) Cruz e Souza
b) Alphonsus de Guimaraens
c) Ciro dos Anjos
d) Augusto dos Anjos
e) Francisca Júlia

Gabarito dos Exercícios sobre Simbolismo

1-D,   2-E,   3-D,  4-E,  5-E,  6-B,  7-E,  8-D,  9-C,  10-E,  11-A,  12-C,  13-B,  14-A,  15-B,  16-E,  17-C,  18-A,  19-E,  20-E